Content guides
GUIDES:

Highest Win Rate

Most Popular
All Guides Katarina Guides [BR] ♤ Katarina ♥ [OUTDATED]
0
0
Updated
2 years ago
Views
4K
Comments
0

Katarina Statistics for choro na cama

Author's performance with Katarina compared to the ranked average.

Value
Average
Games Played
36
8
Win %
39
40
Kills
10.3
8.3
Assists
6.4
6.0
Deaths
9.6
8.2
KA:D Ratio
1.7
1.7
Gold Earned
13K
11.6K
Creep Score
175.3
149.6
Average
  • Author Champion Statistics
  • Guide Details

Summoner Spells Back to Top

Flash + ignite:

Na maioria dos casos, é a melhor opção. O dano por segundo do ignite pode ser o suficiente para te garantir uma kill/reset e um shunpo shadowstep.png de volta à segurança. Ele pode ser combado com uma Ampulheta de Zhonyas 3157.png no mid-game para uma kill safe. Não perde muito seu poder no late game, visto que quase sempre você estará bem próximo dos inimigos.

Flash + exhaust:

Você vai querer usá-lo na lane contra personagens de range curto, e que conseguem causar mais dano que você no começo do jogo. Normalmente eu uso exhaust quando enfrento Fizz 105.png ou Diana 131.png. Mas ele será viável, também, contra campeões como Annie1.png, LeBlanc7.png e Cassiopeia69.png. O poder ofensivo do exhaust na Katarina não deve ser ignorado, uma vez que remove armadura do inimigo e garante que ficarão mais tempo na sua lótus da morte deathlotus.png.

Flash + teleporte:

Caso queira ter uma  maior presença de mapa ou ajudar outras lanes, teleporte pode ser uma opção. Você normalmente vai querer usá-lo quando tiver um ADCarry que valha muito a pena ser feedado, ou quando precisar acompanhar um campeão com uma grande presença global (Como Twisted fate 4.png ou Kassadin 38.png). Tenha em mente que ignite e exhaust, e a maneira como podem virar totalmente uma troca para a Kat durante a laning phase, não são exatamente dispensáveis.

New Runes Back to Top

Masteries Back to Top

Árvore da ferocidade:

Pegue feitiçaria
Pode optar pela espada de dois gumes, em lanes mais fáceis, ou pelo banquete, quando precisar de mais sustain
Sempre pegue o talento natural, uma vez que todas as suas skills de dano são em área, quase que inutilizando vampirismo mágico do talento vampirismo
Pegue caçando recompensas, já que você não possui CC para usar o opressor

P: A ult da Katarina dá um bom dano por segundo. Não vale a pena usar toque ígneo?
R: Na maioria dos casos, não! Seu grande trunfo na laning phase é estourar a marca do seu Q junto com o decreto do senhor do trovão. Toque ígneo seria útil apenas em um jogo contra muitos tanks (você vai evitar pickar Kat nesse caso), onde você precisará, também, buildar Tormento de Liandry 3151.png e Cetro de Cristal de Rylai 3116.png


Árvore da astúcia:

Pegue errante, ele pode te ajudar a se locomover melhor pelo mapa e posicionar-se melhor no late game.
Pegue reserva secreta, que te ajudará a sobreviver na lane
Impiedade e jogo perigoso combam maravilhosamente bem com a Kat, uma vez que sempre tentará alcançar alvos com menos vida e estará sempre no meio do time inimigo.
Precisão é ótimo para ela, visto que faz muito bom uso de penetração mágica. Ela não precisa de redução do tempo de recarga.
Pegue decreto do senhor do trovão, que aumentará MUITO seu potencial de dano na laning phase

P: Por que não pegar o talento asssassino? Parece ótimo para ela.
R: Um pouco de dano a mais realmente seria bom, porém, em divisões mais altas, você NUNCA vai querer estar muito separado do seu time de Kat, visto que sua ult é facilmente counterável e uma jogada solo sua pode acabar entregando o jogo. Os biscsoitos, apesar de não muito, aumentam seu sustain na lane (vale lembrar que quase sempre você começará com 4 poções. Afinidade rúnica não vale a pena, pois em 95% dos casos você não receberá um blue.

Abilities Back to Top

Q
W
E
W
W
R
W
Q
W
Q
R
Q
Q
E
E
R
E
E
Passive
Q
1
8
10
12
13
W
2
4
5
7
9
E
3
14
15
17
18
R
6
11
16

Seu Q é uma skill de range relativamente alto com um dano ok, porém seu cooldown é alto e o dano diminui a cada alvo atingido. É útil para dar last hit e ativar o decreto do senhor do trovão. Você vai upá-la apenas em lanes muito difíceis.


Seu W é a melhor skill a se upar em praticamente todas as matchups. Ele possui um cooldown baixíssimo (em torno de três segundos) e um dano muito satisfatório. É útil para farmar, trocar, e a velocidade de movimento que concede ao acertar campeões faz com que você não seja pego tão facilmente. 

O seu E é uma skill muito forte, que, sendo bem usado junto dos resets de sua passiva, faz uma diferença enorme no jogo.

Coloque um ponto na sua ult sempre que possível.

Items Back to Top

Starting Items

    Lane fácil
    xAD
    XAPs que não tem muitas skillshots, ou quando pretender ficar na torre.

Core Items

    Se estiver stompando
    XAP ou XAD
    Exemplo de build em um jogo normal

Situational Items

    Quando tanks encherem o saco
    Em casos extremos. (Ex: você consegue ultar e matar 2, mas um ww aperta R e você morre só na ult dele) (Ex²: Lissandra feedada)

Matchups Back to Top

Click on a champion below to see the author's notes on that particular matchup.

  • Ahri
    Medium
  • Akali
    Easy
  • Anivia
    Hard
  • Annie
    Hard
  • Azir
    Medium
  • Brand
    Medium
  • Cassiopeia
    Medium
  • Cho'Gath
    Hard
  • Diana
    Hard
  • Fizz
    Medium
  • Karthus
    Medium
  • Kassadin
    Medium
  • Katarina
    Easy
  • LeBlanc
    Medium
  • Lulu
    Hard
  • Lux
    Medium
  • Malzahar
    Medium
  • Morgana
    Easy
  • Orianna
    Easy
  • Twisted Fate
    Medium
  • Viktor
    Medium
  • Vladimir
    Hard
  • Zed
    Medium

VS

Ahri

Medium

Uma boa Ahri NUNCA vai chegar perto demais de você. Tente usar sempre QEW nela e andar para o lado. O buff de mov speed do seu W será suficiente para desviar do charmahriseduce.png e fazer ela jogar muita mana no lixo. Faça algumas vezes, até que ela precise jogar defensivamente.

Peça ao seu jungler para colocar alguma pressão no early. Pouca vantagem é suficiente para que você vença essa lane. 

VS

Akali

Easy

Provavelmente a lane mais fácil para a Katarina. 

Use suas skills sempre que saírem do cooldown, e ulte sempre que ela se aproximar demais ou tentar evitar dano com seu W akalismokebomb.png.
Independente de ter uma ou dez kills de vantagem, tenha sempre um Cetro Abissal 3001.png para acabar com o dano dela e manter sua vantagem absurda.

VS

Anivia

Hard

Peça ajuda ao seu jungler. Dê roaming. Você dificilmente conseguirá solá-la.

Nessa lane, o grande problema é a passiva da Anivia aniviapassive.png, que vai transformá-la em ovo quando morrer. Uma vez que seu early game é fraco, você quase sempre precisará usar Flash ou Ignite para matar, e a passiva vai tornar isso impossível.
Tente ficar mais forte que ela gankando ou com ajuda do seu jungler. Se conseguir ativar sua passiva usando apenas suas skills básicas (o que nem sempre irá acontecer), sua ultimate deathlotus.png pode causar um bom dano à forma de ovo da Anivia.

VS

Annie

Hard

Essa lane é difícil, porém não impossível.

Uma Annie sempre vai puxar a lane para farmar com o Q, então avise ao seu jungler para ficar por perto.
Comece com 1054.png e upe seu Q bouncingblades.png. Tente farmar de longe e sempre acabar hitando a Annie de fora do seu range. Quando ela estiver low o suficiente, dê all-in e tente ao menos expulsá-la da lane. Preste SEMPRE atenção na carga de seu stun antes de chegar perto demais. 3-4 stacks? Fique longe. 2 stacks? Aproxime-se apenas se ela estiver com duas skills no cooldown.
Não tente acompanhá-la em roaming se não tiver wards, visto que ela pode te explodir rapidamente de dentro de uma bush. Nesse caso, avise mia e puxe a lane.

VS

Azir

Medium

Azir possui um poke extremamente chato, não precisa mirar, e quase não gasta mana.

Caso você tente dar poke com QEW, ele vai te dar slow com o QazirQ.png e você perderá a troca.
Comece com 1054.png
Um bom Azir SEMPRE vai tentar puxar a lane com seu WazirW.png para te jogar na torre e impedir seu farm. Dê o aviso ao seu jungler. Ele é frágil, então não é difícil de se matar.
Após fechar seu 3001.png, você será capaz de solá-lo. Estoure a marca do seu Q uma ou duas vezes, e, depois, dê all-in usando sua ult. Você irá pelo menos mandá-lo para a base.
Tome cuidado para não ficar entre ele e sua torre, visto que uma ult azirR.png pode te jogar lá e dá-lo uma kill fácil.

VS

Brand

Medium

Assim como Azir, brand possui um poke extremamente forte. O lado bom? Suas skills são desviáveis. Sempre que ele usar seu Wbrandfissure.png, pule em suas costas (pode não usar o Q se não der tempo ou não tiver reflexos suficientes), dê um W e ande para o lado, semelhante à Ahri.

Uma ou duas Kills de diferença e o 3001.png fechado serão suficiente para solar ele.

VS

Cassiopeia

Medium

Tome sempre cuidado para não ser atingido pelos venenos. Semelhante ao Azir, caso você tente se aproximar demais, tomará o slow do seu Wcassiopeiamiasma.png, seguido do spam de cassiopeiatwinfang.pnge tomará MUITO dano. 

Tente ganhar a lane no começo, usando o E nela sempre que usar os dois venenos cassiopeianoxiousblast.pngcassiopeiamiasma.png para puxar a lane (a Cassiopeia não é muito boa nisso) ou te dar poke. 
Pós-6, se ela te pegar na ult, você está, muito provavelmente, morto. Puxe a lane e tente dar roaming.
Eu recomendo pegar uma capa negatron 1057.png seguida de um eco de luden 3285.png para poder dar bastante dano de longe com seu Q, e matá-la aos poucos.

VS

Cho'Gath

Hard

VOCÊ NUNCA VAI GANHAR ESSA LANE SE O CARA DO TIME INIMIGO TIVER PELO MENOS METADE DE UM CÉREBRO.

Cho'Gath é um pick idiota (de chato/forte) contra qualquer campeão, PRINCIPALMENTE contra a Kat.
Ele tem muita vida, sustain gratuito, puxa a lane sem gastar mana, tem mais dano que você, silence, e knock up. (além do true damage gigante).
Diga ao seu jungler para gankar alguma lane que tenha esperança.
Upe seu W e fique na torre tentando farmar. NÃO vá para cima dele. Espere as teamfights e tente ser útil para o seu time lá.

VS

Diana

Hard
Recomendo usar 3.png
Se você pegar Kat antes do time inimigo escolher seu midlaner, muito provavelmente verá uma Diana tentando te counterar.
Fato sobre a diana: você (e qualquer outro campeão) pode surrá-la no Early, que ela ainda será muito difícil de matar, e com a ult vai ganhar x1 com você a não ser que a vantagem seja muito grande.
Você precisará de paciência para jogar essa lane. Use seu W + um ataque básico e se afaste, normalmente ela esperará o cast do seu Q para usar seu escudo absurdo do W dianaW.png. Dê roaming, tente ter mais presença de mapa que ela. Se jogar bem, você consegue vencê-la.


VS

Fizz

Medium

Recomendo fortemente usar 3.png.

A maioria dos Fizz que você encontrar na soloqueue serão muito chatos, e preferirão spammar skills em você do que farmar todos os minions possíveis.
Ele quase sempre te dará all-in usando fizzseastonepassive.pngfizzpiercingstrike.png, seguido do seu fizzjump.png. Se fizer isso, dê, também, QW nele e afaste-se. Quando ele usar seu fizzjump.png,  pule SEMPRE em direção à sua torre (vale colocar ward lá).
Pós-6, tente desviar da sua ult com o E, e exhauste-o caso acerte. Se ele usar o fizzjump.png na sua frente, não tenha medo de dar all-in e gastar tudo nele.
Peça ajuda ao seu jungler. Uma ou duas kills decidem quem ganha essa lane.

VS

Karthus

Medium

Essa lane pode parecer fácil, porém, se você se aproximar demais dele, seu wallofpain.png te impedirá de voltar e você tomará muito dano. Pós-6, se você não matá-lo quando der all-in, dificilmente sairá vivo.

Karthus é bem fácil de matar. Tente chegar perto sem usar o E, dar QW rápido e voltar para o seus minions com o shunpo. Tudo bem se você não conseguir estourar o Q por usar o W rápido demais. 
Peça um gank ao seu jungler. Uma varinha explosiva1026.png conseguida cedo e essa lane será fácil pra você.

VS

Kassadin

Medium

Resumo dessa lane: ele spammando Q, e você chorando enquanto vê seu HP sumindo lentamente diante dos seus olhos.

No panic! Apesar do Q do kassadin conseguir bloquear parte do seu dano early game, e, pós-6, cancelar sua ult, há alguns jeitos de counterar ele:
Assim como a diana, você pode ser mais rápido do que ele. Dê um W e ataques básicos sempre que possível, tentando acertar o máximo de minions possíveis. Puxe a lane, ajude seu jungler, dê roamings enquanto ele estiver debaixo da torre (ele puxa muito mal nos níveis iniciais).
Pós-6, se ele vacilar de ultar e usar o Q na sua frente, dê all-in sem dó. Ele pode ser chato mas seu dano é uma porcaria no começo do jogo.

VS

Katarina

Easy
3041.png3089.png3285.png
MOSTRA PRA ESSA MANDADA QUEM É QUE MANDA
(Ou mate o bot mais vezes do que ela).

Mas, sério
Se estiver enfrentando outra kat sempre dê all-in quando ela não estiver esperando. Não importa se você está usando sua ult pra dar poke. Só vai pra cima.

VS

LeBlanc

Medium

Você até consegue trocar com ela, mas pós-6 e vai precistar ter pelo menos metade do seu cetro abissal pronto.

Na lane, fique fora do range dela sempre que possível, e, quando ela tentar te dar poke com leblancchaosorb.pngleblancslide.png, salte para um lugar onde seu dash não te atingirá, e, se possível, dê um QW nela.
Pós-6, ulte sempre que ela te der all in. Caso você já tenha sua capa negatron, ela dificilmente te matará com um só combo.
Tome MUITO cuidado para não dar all in early game e ser pego pelas correntes. Se você for preso, vai tomar bastante dano e precisará recuar. (E se ela te combar de novo, você morre.)
Apesar dela conseguir causar mais dano que você em menos tempo, e mais cedo, você consegue fazer uma maior diferença nas TFs. Apenas tenha paciência.

VS

Lulu

Hard

DEMONIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA SDOFIJDÓLSAJD AZD CSAADDSA


Ok, ela não vai te deixar fazer nada
Nem na lane
Nem na tf
Nem te deixar sair vivo de lá

A melhor coisa a se fazer é upar o Q e farmar na torre. Peça ajuda ao seu jungler. Rushe uma zhonyas e tente fazer o possível nas teamfights. O que você pode fazer, é: no mid-game, dar engage no time inimigo, forçar a ult dela e algum cc deles, e depois usar a zhonyas. Isso dará tempo ao seu time de se aproximar ou de eliminar algum alvo que ficou vulnerável.

VS

Lux

Medium

Consiga uma Cetro Abissal e uma Zhonyas cedo para evitar ser burstado por seu luxlightbinding.pngluxlightstrikekugel.pngluxmalicecannon.png

O early game contra ela não é muito difícil. Basicamente, dê QEW sempre que ela usar o E e desvie de seu Q com a mov speed do W. Repita isso algumas vezes, e, se você for rápido o suficiente, pode combar 4.pngbouncingblades.pngshadowstep.pngkillerinstinct.png14.png e matá-la antes que use seu escudo ou barreira 21.png.
Late game, não tente ir muito deep no time inimigo para matar ela. Dê o dano que puder, espere por oportunidades. 

VS

Malzahar

Medium

Pode não parecer, mas o early game dessa lane é bem fácil. Use seu W e se afaste dele mesmo que não estoure seu Q. Você conseguirá matá-lo pelo menos uma vez.

Pós-6, peça ajuda ao seu jungler. Se você conseguir uma kill, a lane ficará fácil.
Evite pular diretamente nele quando quiser ofensivar. Pule sempre em minions próximos e use seu W ou sua ult

VS

Morgana

Easy

Lane bem fácil. Evite o Q dela e você estará bem.

Pós-6, se você tiver certeza de matar, apenas dê all-in e conjure sua ult pelo maior tempo possível. Lembre que leva tempo até que a ult dela stunne.

VS

Orianna

Easy

Pule nas costas dela sempre que a bola estiver indo em sua direção. Há um delay para o escudo voltar a ela então você poderá dar dano normalmente. Dê um W e se afaste, ela não terá muito o que fazer.

Pós-6, sempre que quiser ultar nela não chegue perto demais, use o E em um minion próximo para evitar que ela ulte em si mesma.
Dê bastante roaming, a lane não é difícil.

VS

Twisted Fate

Medium

Essa lane é bem chata.

Evite dar all-in quando ele estiver com o W pickacard.png fora do cooldown (quase sempre).
Você dificilmente irá matá-lo sem ajuda, mas seu pós-6 (para a lane) é bem mais forte que o dele.
Vale usar teleporte 12.png para acompanhar sua presença global, já que você não ficará trocando muito durante a laning phase.
Late game, você é muito mais forte em teamfights do que ele.

VS

Viktor

Medium

Viktor tem dano alto demais e consegue parar sua ult. É uma lane chata... 

Como todas as outras, dê poke com QEW sem se arriscar muito. Peça ajuda ao seu jungler e dê bastante roaming, com uma ou duas kills você consegue fazer muito estrago nele.
Lembre que, no late game, com qualquer combo o Viktor pode te apagar do jogo, então, quando quiser entrar na teamfight, sempre esteja atento ao seus cooldowns e posicionamento. 

VS

Vladimir

Hard

Assim como o Cho'Gath, vladimir é muito resistente, tem muito sustain, mais dano que você, e com adição ainda vai sair da sua ult com a poça.

Peça ao seu jungler para dar um gank early game e te dar alguma vantagem. Após isso, tente puxar a lane e dar ganks, já que é quase impossível para você solar o Vladimir.

VS

Zed

Medium

Eu, pessoalmente, nunca tenho problemas de Kat jogando contra zed.

Comece sempre com uma 1029.png e upe seu killerinstinct.png
Um Zed SEMPRE vai querer spammar skills pra te matar lv3 com 4.png14.pngzedpassive.png. Abuse disso!
Use seu W nele sempre que possível e desvie de suas skills. Se tiver calma, talvez seja você quem leve esse first blood early game.
Pós-6, se você ficar mais forte que ele, será uma lane bem fácil. Basta combar toda vez que ele te der all in e ele não terá como ganhar a troca. 
Se ver que a lane está muito difícil, fique na torre e upe seu Q. Dificilmente seu jungle irá te ajudar caso o Zed fique forte.

Informação adicional [IMPORTANTE!] Back to Top

Aqui vão algumas informações muito valiosas e que podem fazer toda a diferença <3



Há algumas coisas que você precisa saber sobre a Katarina antes de destruir com ela. Tentarei listar em tópicos para facilitar a leitura.

♤ Ultimate e potencial de multi-kill 

Apesar de muitos darem hate na Kat, definindo-a como um campeão de ''apertar R, pentakill''; ''cabeçada no teclado, ACE'' (há controvérsias quanto a última parte, risos); em elos mais altos, difícilmente o time inimigo será papel o suficiente para que você consiga fazer isso. Uma dica: o dano mais irrelevante da Katarina, é o da sua ultimate. Sim, de fato ela dá um dano enorme, porém é facilmente counterável e você pode simplesmente sair do seu range (no meta atual, não são poucos os personagens com mobilidade para fazer isso facilmente). Tente pensar na ultimate dela como apenas uma ferramenta de finalização garantida. Você nunca deve pensar ''Minha ult está dando 2250 de dano ao todo, meu inimigo tem 3100 de vida, aposto que consigo matá-lo com um all-in''. Tenha em mente que, a não ser sob efeito de algum CC, ninguém, NINGUÉM vai ser tolo de tomar todo o dano da sua ultimate. Um pensamento correto, seria: ''Meu inimigo tem 3100 de vida. Consigo reduzir isso para 2200 estourando meu Q umas duas vezes. Se, após dar esse dano, eu agressivar com meu QEW, precisarei ultar por apenas 1,25 segundos e terei tirado HP suficiente para matá-lo.'' Lembre-se que mesmo após o cancelamento, ainda há adagas da sua ult se aproximando do inimigo. Se você deseja masterizar a Katarina, milésimos de segundos fazem a diferença; você não precisa ser tão literal nos cálculos acima, mas depois de algumas partidas eles virão espontaneamente. O básico: saiba que sua ult dá dano ao longo de 2.5 segundos, então dividindo o dano total por 2.5, você consegue ter uma noção aproximada de quanto dano você dará a cada meio segundo (pode fazer de cabeça, usando resultados aproximados [você não vai conseguir usar exatamente 0,75 de dano que precise para matar, também xD É só para ter uma noção.]). Saber o dano de sua ultimate pode ajudar a saber o tempo limite para ficar exposto numa teamfight late game.
*Cálculos feitos usando o valor exato de 400 ap, ignorando resistência mágica. Dano utilizado: o listado em http://pt-br.leagueoflegends.wikia.com/wiki/Katarina em 01/01/16*

♤ Amplificando ao máximo seu potencial de dano 

Algo que pode diferenciar uma boa Katarina de uma Katarina comum é como ela encara os seus alvos. Uma Katarina comum verá kills apenas como uma forma de crescer no jogo. Uma boa Katarina é diferente, pois ela analisa os inimigos: Quem tem itens de resistência mágica?; Há summoners spells disponíveis?; Há três alvos assassináveis longes um do outro, qual deles devo focar?; Se eu for, conseguirei voltar com vida? Vale a pena gastar um flash por essa kill, ou devo guardá-lo para um momento melhor aproveitável?; etc. Entenda que, numa teamfight, as chances de você pular e os inimigos te burstarem ou cancelarem sua ultimate antes de você dar qualquer quantia de dano são altíssimas. Por isso, é preciso posicionamento, saber guardar o shunpo. Como disse no tópico acima, o dano da sua ult serve apenas como uma finalização garantida. Em uma teamfight, o seu verdadeiro dano vem dos resets de sua passiva. Veja se há algum alvo (por menos importante que seja) low life. Se há alguém que você sabe que matará com QEW e pouco tempo ultado. Uma boa Katarina sempre vai combar um inimigo, fazendo com que suas skills atingam seu alvo verdadeiro. Depois de eliminar o inimigo mais fraco, ela vai realmente focar seu alvo e matá-lo com facilidade (é como se você combasse o mesmo alvo duas vezes. Vê como é forte?). Você pode perceber isso claramente gankando a botlane no início do jogo: há um Bardo e um Lucian no bot. Flasho, dou QEWR e mato o Bardo rapidamente Apesar de sua ult ainda poder dar até 700 de dano, você vai preferir sar QEW no lucian. Por quê? Porque ele já tomou, com certeza seu Q, W, e parte do dano da sua ult. Se você continuasse ali parada, ele sairia do seu range com o E lucianE.png e você perderia uma kill.


♤ Stompando ou sendo stompado ♥

Jogando de Kat, uma coisa é certa: você sempre precisa estar em movimento. Na lane, considerando o snowball que ela pode causar, ou a possibilidade de ser anulada, duas coisas podem acontecer.
1- Você abrirá uma grande vantagem sobre o seu inimigo, conseguindo explodi-lo rapidamente com QEWR sempre que ele chegar na lane. 
2- Você será jogado contra a torre, e perderá 3-4 minions por wave.
Nos dois casos, é sempre interessante querer ajudar seu time. Saia da lane, ganke o bot apenas para tirar spells ou mandar os inimigos para a base; ajude seu jungler a matar o jungler inimigo; ajude a matar um alvo importante então vocês poderão fazer o dragão. 
Se você já estiver destruindo a lane, você não vai querer ficar lá matando mais e mais seu inimigo. Ele valerá menos gold e você corre o risco de avançar muito e ser neutralizado. Você já está forte. Garanta a vitória fortificando seu time! 
Caso você esteja perdendo a lane, e o midlaner inimigo possa te matar rapidamente caso te pegue fora de posição (7.png99.png1.png103.png105.png112.pngetc.), a melhor opção é ficar na torre pegando XP, farmando o que puder. O maior ponto fraco da Katarina se revela aqui: ela não possui nenhuma forma de CC. É quase impossível contribuir com o seu time sem dano. Uma Katarina fraca não serve para nada, e agora? O melhor que você pode fazer pelo seu time é fechar sua Ampulheta de Zhonyas 3157.png e dar engage. Force os adversários a gastarem algo em você. Use a Zhonyas e dê tempo ao seu time para aproveitar os tempos de recarga inimigos.


♤ Estágios do jogo ♥

LV 1-5

Muitos subestimam o poder da Katarina no início do jogo, porém, nas mãos certas ela pode ser tão irritante quanto um mago, e sem custos de mana. Você já deverá ter percebido isso caso tenha lido algumas das matchups lá em cima: o grande trunfo da Katarina na lane, é usar o seu Q no inimigo, e estourá-lo, ativando automaticamente o decreto do senhor do trovão. Procure sempre spammar seu combo bouncingblades.pngshadowstep.pngkillerinstinct.png na lane. Adicione a marca do seu Q, estoure-a com o E e use o W para dar um dano considerável e voltar para os seus minions (lembre-se: seu E reduz em 15% o dano recebido logo após seu uso, e seu W dá bastante mov speed após atingir campeões).
Caso você veja a botlane inimiga com metade da vida, vale a pena descer e forçar algums summoner spells. Quem sabe até conseguir um first blood.



LV 6-11

Aqui é onde o jogo fica mais interessante. Agora, você tem a sua ultimate. Em contrapartida, alguns midlaners possuem ultimates que farão você querer voltar ao early game (1.pnginfernalguardian.png 112.pngviktorchaosstorm.png 127.pnglissandraR.png etc). Se o seu jungler possuir algum tipo de cc, peça um gank rápido a ele. Ulte o quanto antes, e garanta que seu inimigo irá para a base ou obtenha uma kill. Você também pode colocar pressão na botlane inimiga e ganhar um dragão para o seu time. No geral, seja ativo e mantenha presença na garantia de objetivos. Você será uma grande ameaça ao time inimigo caso eles tentem fazer o dragão ou o arauto, visto que tomarão dano e ninguém costuma ter muita resistência mágica no início do jogo.



LV 12-18

Cuidado redobrado agora! Com o fim do jogo se aproximando, cada teamfight será importante e mínimos detalhes farão toda a diferença. Supondo que agora você já consiga explodir facilmente um carry, abuse dos erros do seus inimigos, seja atento: preste atenção aos inimigos fora de posição, use seu shunpo ofensiva ou defensivamente caso veja um inimigo usando uma skillshot de CC em sua direção (ex 412.pngthreshQ.png 113.pngsejuaniglacialprisonstart.png89.pngleonasolarflare.png) e execute um combo seguido de zhonyas, e nunca, NUNCA guarde sua ult para um ''momento mais importante''. Se você conseguir matar nem que seja o suporte 0/20 do time inimigo, você restituirá uma parte do cooldown, e um desfalque no time deles com certeza te permitirá conseguir resets em uma teamfight.
Nesse ponto do jogo, você pode encantar suas botas 1313.png com o encantamento distorção. Se for rápido o suficiente, pode flashar e explodir dois campeões papéis e usar zhonyas enquanto espera o follow up do seu time, praticamente garantindo uma teamfight vencida.


♤ Melhores lugares para wardar ♥

Ward jump é algo muito valioso na Kat. E permite que você fuja facilmente ou até garanta uma kill/reset a mais se aproximando do inimigo. Por isso, não recomendo que você troque seu trinket 3340.png em nenhum estágio do jogo, e tenha sempre uma ward disponível.

Coloque sempre uma ward em uma das bushes do rio e fique próximo dessa área no mid. Você pode colocar também perto do dragão/arauto ou no blue inimigo (caso queira invadir com seu jungler. Você tem  um bom potencial 2v2 em lugares fechados.). Pode, também, colocar uma pink na saída do red inimigo, e tornar sua travessia até o bot mais segura.

No late game, tenha sempre wards no barão e dragão (isso é essencial em qualquer partida, não?), visto que você tem um grande potencial para contestar esses objetivos sozinho. Mas não se arrisque demais! Procure não ficar muito separado do seu time.

♤ Vídeos de inspiração ♥

Descrever as plays possíveis de se fazer com a Kat por texto pode ser um tanto trabalhoso de se entender, então aqui vão alguns vídeos para que você entenda melhor como tudo funciona! <3 Alguns são relativamente velhos, mas não atrapalha o entendimento.


Beijos, pratiquem bastante e divirtam-se! <33







Loading comments...

Comments
Top
There are no comments yet. Log in to post the first comment!

Send Feedback