Content guides
GUIDES:

Highly Rated Guides
Champions:

Highest Win Rate

Most Popular
Leaderboards:
All Guides Nasus Guides Nasus para principiantes Season 6 (português BR)
17
1
Updated
2 years ago
Views
3.9K
Comments
0

Nasus Statistics for Tilledh

Author's performance with Nasus compared to the ranked average.

Value
Average
Games Played
5
3
Win %
80
47
Kills
8.2
4.7
Assists
7.8
5.4
Deaths
5.4
5.2
KA:D Ratio
3.0
1.9
Gold Earned
12.9K
11.2K
Creep Score
187.0
180.5
Average

Share

  • Author Champion Statistics
  • Guide Details

Summoner Spells Back to Top

12.png
  • Teu objetivo early game é sobreviver. Muitos adversários de lane serão superiores no começo do jogo. Teleporte te ajudará a retornar pra lane sem perder muito farm. É como se você tivesse uma vida extra. Tá quase morto na lane? Volta base, se cura e então usa teleporte.
  • Pense duas ou três vezes antes de dar teleporte pra ajudar outra lane. Às vezes pegar um abate não compensa a perda de experiência e até mesmo ouro. (um abate fornece ouro similar a uma ou duas ondas de minions) E se o gank falhar, você invariavelmente ficará bem atrás que seu adversário de lane. Alto risco, baixa recompensa. Lembre-se que o seu início de jogo é ruim, você dificilmente poderá contribuir muito. Fique forte primeiro, ajude os aliados depois. Do contrário, apenas morrerá com eles.
  • Nem pense em pegar incendiar 14.png. Ao menos no top é um feitiço para campeões com altas chances de conseguir abate no começo do jogo, como Riven 92_64.png.


4.png ou 6.png

Vai da preferência de cada um, eis algumas vantagens de cada um:

4.png

  • Te oferece um maior leque de opções. Fuga de skillshots que podem te matar ou dar controle de grupo (cc) que permitirá que te matem.
  • Você está pra morrer e perto da parede? Flash pela parede e está tudo bem agora.
  • Flash + wither(murchar) wither.png pode muitas vezes garantir um abate pro teu time.
  • Flash ofensivo pela parede pode te permitir atravessar a linha de frente do adversário e flanqueá-los ou já colar nos alvos prioritários (geralmente o adc e/ou o mid).
6.png
  • A maior desvantagem do Nasus nas lutas é sua dificuldade de colar nos adversários. Fantasma te ajuda bastante nessa tarefa.
  • Fantasma também te permite atravessar alvos, o que pode ser usado tanto ofensivamente quanto defensivamente, fugindo do adversário em linha reta enquanto ele precisa desviar dos minions.
  • Te oferece uma mobilidade maior que Flash 4.png em longas distãncias.

New Runes Back to Top

Masteries Back to Top

Ainda preciso testar e comparar mais as masteries de Recuperação e Inflexível, mas à princípio Recuperação me parece melhor.

Focar na árvore de astúcia te fornece maior velocidade fora de combate (inclusive quando você está para entrar em combate), biscoitos (o que melhora teu péssimo early game), maior dano a adversários de vida baixa e 5% de CDR além do limite. É bom demais isso. E o ímpeto do incursor te ajuda bastante quando você consegue acertar o primeiro Ataque Sifão em um adversário frágil no late game. Benção da voz do vento também é uma opção viável, aumentando teu life steal.
E não, não coloque decreto do senhor do trovão. Você dificilmente ativará sua passiva no early game, e o dano extra é baixo pois de Nasus você quase não faz ad.

Outra opção é ir 12/0/18. Te deixa um pouco mais tank e com o early game um pouco melhor. É uma boa opção caso você não esteja confortável.

Abilities Back to Top

Q
W
Q
E
Q
R
Q
W
Q
W
R
W
W
E
E
R
E
E
Passive
Q
1
3
5
7
9
W
2
8
10
12
13
E
4
14
15
17
18
R
6
11
16

Tua passiva nasuspassive.png te fornece roubo de vida. Ele te dará um sustain razoável durante o early game. E bastante sustain no late game, desde que você consiga atacar teu adversário.
Começar e maximizar primeiro o Ataque Sifão (Q) siphoningstrikenew.png é muito importante. Diminui o cooldown, o que significa mais stacks.

Maximizar o Murchar (W) wither.png segundo significa não só grande redução no dano de campeões dependentes de autoataque, como também maior redução na velocidade de movimento do adversário, o que te permite fugir melhor e também preparar ótimos ganks para o jungler. E também reduzirá seu cooldown, fazendo com que seja geralmente menor que o da habilidade de fuga do adversário. Essa é a skill que te tornará o terror dos ADCs.

Maximize o Fogo Espiritual (E) spiritfire.png por último. Pegue seu primeiro ponto nele apenas no nível 4 ou 8, dependendo da dinâmica da lane. No early game ele consome mana demais, além de avançar os minions, o que é o contrário do que você vai querer. Quanto mais perto da tua torre você farma, mais segurança você tem, e maior a dificuldade do adversário de lane de te impedir de farmar. Durante as trocas, use-o apenas nas trocas mais extensas.
Caso seu adversário de lane for um Teemo, maximizar esta habilidade primeiro pode reduzir muito sua desvantagem neste matchup.

Pegue um ponto em Fúria das Areias (R) godofdeath.pngsempre que possível. Como quase todos os campeões, upar teu ultimate nos níveis 6, 11 e 16 é essencial.

Items Back to Top

Starting Items

    Sempre comece com este amuleto. Ele fornece uma sentinela grátis, o que significa maior controle da visão da tua lane e arredores.
    É a opção defensiva contra adversários de dano físico. Oferece armadura para reduzir o dano dos adversários e bastante poções de vida para recuperar a vida perdida. Não é mais tão ótimo desde o aumento no custo dos pots de vida. Mas ter 4 biscoitos de começo não é nada mau.
    Armadilha de iniciante. Este é um item para campeões agressivos no early game. Não faça.
    É uma ótima opção. Esses itens de doran fornecem ótimos status ao custo de não poderem ser evoluídos depois. E o Nasus precisa muito de itens que fortaleçam seu early game. Não esqueça de comprar mais pots de vida quando voltar base.

Core Items

    Comece com Coração Congelado caso teu adversário cause dano físico, ou Semblante Espiritual caso cause dano mágico. No caso do Coração Congelado, comece com a Proteção Glacial. No caso do Semblante Espiritual, comece com o Capuz do Espectro. Em caso de uma lane sem chances de kill para nenhum dos lados, começar com a Gema Ardente te ajuda a stackar mais.
    Geralmente você fará a bota após terminar o primeiro item. Ou após terminar o segundo, caso volte base com muito dinheiro. Nunca depois disso. Escolha passos de mercúrio caso o time adversário tenha muito controle de grupo, tabi ninja caso o time adversário esteja full ad ou o adc deles esteja muito forte. Faça a bota da rapidez caso o time adversário possua muita lentidão e nenhum dos casos anteriores se aplique.
    Build completa na maioria das vezes. Ela te oferece uma ótima combinação de vida, armadura, defesa mágica e redução de cooldown.
    Exemplo de build completa contra time com apenas dano físico.
    Armadilha de iniciante como primeiro item. O dano extra que ele fornece ao teu Ataque Sifão é igual a apenas teu dano de ataque base (sem incluir modificadores de talentos, runas ou itens), o que é pouco. Contudo, é uma opção válida quando você tem a total dominância da lane.
    Escolha um. Com os nerfs na Couraça, tenho preferido Randuin. Ainda mais com o aumento de itens de dano crítico que os ad carry tem feito nesta temporada.

Situational Items

    Cuidado. Fazer este item de começo te atrapalha no acúmulo de stacks. É um bom item quando o time adversário tem apenas dano físico e/ou você precisa da lentidão em área.
    Nunca faça isso. A aura reduz tua capacidade de stackar, e se você quer armadura e vida, faça randuin. Oferece mais vida, mais armadura, um efeito passivo melhor e um ótimo efeito ativo.
    Trolololo Sabe o que é pior que um Nasus cheio de ódio no coração querendo arrancar teu couro com um Ataque Sifão? Esse mesmo Nasus voltando do mundo dos mortos para te pegar. Note que este item tende a reduzir o foco que o time adversário dá a você, o que não é bom. Menos foco em você = mais foco nos seus aliados mais frágeis.
    Uma boa opção caso você tenha feito Manopla de Gelo. Sua passiva de quebrar armadura é boa contra tanks, e sua outra passiva ajuda a grudar no adversário
    trololo. O time adversário tá todo cheio de armadura e você nem tem esperança de chegar no adc? É um item a se considerar.
Ordem de compra dos itens
A ordem de compra dos itens varia muito conforme o contexto de cada partida, mas falarei um pouco do que considero mais frequente.
Como uma regra geral, você vai querer fechar como primeiro item o Coração Congelado ou o Semblante Espiritual. Ele fornecerá redução de cooldown e defesa, atributos essenciais para o Nasus no começo do jogo.
Como segundo item, comece a fazer Força da Trindade se estiver indo bem no jogo, do contrário adie. Geralmente você vai querer fazer algum item que dê vida, principalmente se fez Coração Congelado de começo, que não fornece nada de vida.
Não fique sem bota caso teu adversário já tenha feito a dele. Se ele tem muito mais velocidade de movimento que você, poderá ir para cima ou fugir de você com mais facilidade.
Quando chegar na hora de fazer o quarto item, você provavelmente vai querer ter Coração Congelado, Botas, Força da Trindade e Semblante espiritual. A menos que você esteja muito atrás no jogo e com poucos recursos. Neste caso, adie a Força da Trindade e faça mais um item defensivo, provavelmente Randuins.


Sobre a hora de fazer a Força da Trindade, dependerá muito do quão forte você está em comparação com os adversários. Quanto mais forte estiver, mais cedo deve fazê-lo. Em geral não é recomendável fazê-lo antes de fechar tuas defesas básicas, ou seja, você geralmente vai querer fazê-lo como terceiro, quarto ou mesmo quinto item. Lembre-se, tua função não é sair assassinando adversários. Mas lembre também que se você estiver muito forte, será capaz de fazer isso.

Quanto mais cedo você faz redução de cooldown, menor o cooldown do teu Ataque Sifão (Q), o que significa que stackará mais vezes. O que significa que você causará mais dano.

Interação do Nasus com os atributos do jogo
  • Vida: É o que te torna capaz de sobreviver por bastante tempo em uma luta. Nasus não é um campeão de burst (alto dano em curto tempo), então quanto mais tempo você sobrevive, mais dano você causa. Prioridade alta.
  • Mana: Como Nasus, você gastará mana para matar minions sempre que possível com teu Ataque Sifão (Q), e usará teu Murchar (W) com alguma frequência de forma tanto ofensiva como defensiva. No começo do jogo há boas chances de você ficar sem mana se você não tiver um bom controle de teu gasto. Um item que dê mana te é o suficiente. Prioridade média.
  • Dano de ataque: Este é o atributo que aumenta o dano de teus ataques básicos e Ataque Sifão (Q). Como Nasus, você tem uma interação especial com este atributo, pois não vem dele tua maior fonte de dano. Vem dos teus stacks com o Ataque Sifão (Q). Prioridade baixa.
  • Penetração de armadura: Este é o atributo que definirá o dano que você causa em campeões, pois ele potencializa todo o dano de teu Ataque Sifão (Q). Prioridade alta.
  • Poder de habilidade: Embora o dano de teu Fogo Espiritual (E) e Fúria das Areias (R) seja mágico, eles são muito pouco influenciados por poder de habilidade. Prioridade nula.
  • Velocidade de ataque: A menos que esteja em um duelo, você muitas vezes nem notará a diferença que ele faz no teu dano. Pois, em um duelo geralmente você atacará assim que seu autoataque sair do cooldown. Em uma teamfight, você muitas vezes não terá tal privilégio. Prioridade baixíssima.
  • Acerto crítico: Você não é um campeão voltado em autoataque, e teu dano de ataque base é muito baixo. A menos que você consiga o dano crítico no Ataque Sifão (Q), você não notará a diferença em teu dano. Prioridade baixíssima.
  • Redução de cooldown: Este atributo é um dos mais importantes para o Nasus. Mais redução de cooldown significa mais stacks e também mais vezes que poderá usar tuas habilidades. -40% de cooldown te ajuda a grudar no teu alvo com Murchar (W) quase sempre, e atingí-lo mais vezes com teu Ataque Sifão (Q). Prioridade alta.
  • Armadura: É o principal atributo de defesa, junto com a vida. Quase sempre a maior fonte de dano que você sofrerá será físico. Prioridade alta.
  • Resistência mágica: É tua fonte de proteção de dano mágico. A maioria das fontes de dano mágico o causam em burst (alto dano em pouco tempo), o que significa que bastante vida também pode mitigar tal dano. Apesar disso, não a ignore. Se o mago do time adversário perceber que você está sem resistência mágica, te explodirá. Prioridade alta
  • Velocidade de movimento: Este é um atributo especial, pois são pouquíssimos itens que o fornecem. A maioria dos adversários terão apenas o bônus da bota. Ter alguma fonte extra pode ser um diferencial. Prioridade média.

Matchups Back to Top

Click on a champion below to see the author's notes on that particular matchup.

  • Aatrox
    Medium
  • Akali
    Easy
  • Cho'Gath
    Easy
  • Darius
    Medium
  • Diana
    Easy
  • Dr. Mundo
    Easy
  • Fiora
    Medium
  • Gangplank
    Medium
  • Garen
    Easy
  • Hecarim
    Medium
  • Illaoi
    Medium
  • Irelia
    Easy
  • Jarvan IV
    Medium
  • Jax
    Medium
  • Kennen
    Medium
  • Kha'Zix
    Medium
  • Lee Sin
    Hard
  • Lissandra
    Hard
  • Malphite
    Easy
  • Maokai
    Medium
  • Pantheon
    Medium
  • Renekton
    Medium
  • Rengar
    Medium
  • Riven
    Medium
  • Rumble
    Medium
  • Shen
    Medium
  • Shyvana
    Medium
  • Singed
    Medium
  • Teemo
    Hard
  • Trundle
    Medium
  • Tryndamere
    Medium
  • Vladimir
    Hard
  • Zed
    Medium

VS

Aatrox

Medium

O early game dele é melhor que o teu. E ele tem um bom sustain inicial. Embora ele seja focado em dano físico, muitos jogadores de Aatrox focam seu Lâminas de Aflição (E), que causa dano mágico.
Ele é muito bom em preparar ganks para o jungler, se ele te lançar ao ar e der lentidão, tuas chances de sobreviver serão baixas.
Ele é um campeão focado em velocidade de ataque, o que significa que teu Murchar (W) reduz consideravelmente o dano dele. A partir do nível 6, se o farm dos dois estiver similar, você começa a levar vantagem nas trocas.
Teu late game é muito superior ao dele. Mas é sempre bom usar Murchar (W) nele quando ele pular no teu adc.

VS

Akali

Easy

Akali é uma assassina com um péssimo early game, ambos possuindo um dano medíocre, mas teu sustain é superior. Como sempre, foque no farm. Evite o autoataque dela após te atingir uma Marca do Assassino (Q). Será dolorido.
A partir do nível 6 ela se torna uma ameaça. Se você farmou bem, você já tem resistência mágica o suficiente para reduzir tal ameaça. Lembre-se de carregar sentinelas detectoras para quando tiverem uma luta mais intensa, ou teu jungler gankar.

VS

Cho'Gath

Easy

Aumente a dificuldade para médio caso você tenha muita dificuldade em esquivar de skillshots.
Inicialmente ele não tem mana o suficiente para te causar muito dano com suas skills, e depois você já terá resistência mágica o suficiente para diminuir o dano dele. E o sustain dele é bem melhor que o teu, você também não conseguirá matá-lo. Esta lane provavelmente se tornará uma festa do farm.
Cuidado com ganks. Arremesso ao ar e silêncio podem te deixar sem reação.
Faça botas cedo caso tenha dificuldade de esquivar de suas skillshots.

VS

Darius

Medium

O novo Darius é um lane bully com sustain considerável. Felizmente, ele avança a onda de minions para tentar te causar dano. Evite ficar muito próximo dele. Ele terá dificuldades para te atacar embaixo de tua torre.
Lembre-se, teu late game será superior ao dele. Não desanime por ele ter mais farm que você. Mas não o deixe ter muito mais farm que você.
Ao invés de começar com Coração Congelado, comece com Presságio de Randuin. Ele causa bastante dano verdadeiro, então muita armadura e nenhuma vida não te ajudará muito.

VS

Diana

Easy

Matchup muito parecido com o da Akali. O poke dela é bem limitado por sua mana, você provavelmente curará o dano causado com teu roubo de vida da passiva. Se ela errar o Q, você provavelmente ganhará a troca.

VS

Dr. Mundo

Easy

Ambos possuem early game ruim e sustain similar. A lane provavelmente será uma festa do farm. Se ele pegar uma kill no início, aumente a dificuldade para média.
A partir do nível 6 fica quase impossível matá-lo, e o sustain dele se tornará muito superior ao teu.

VS

Fiora

Medium

Preciso enfrentá-la mais vezes. Apesar de ela estar atualmente bem forte, não é o maior dos desafios pro Nasus. Perca o farm caso ir farmar implique em tomar o dano de sua passiva. Caso ela ulte em você, saia. Seu dano real é alto demais para ser ignorado, ainda que você também tenha seu ultimate.
Fora isso, não terá muita dificuldade. Evite trocas sem ter vantagem de minions, farme na defensiva e ficará bem.

VS

Gangplank

Medium

Poucos jogadores de GangPlank são bons no minigame de seus barris. A maioria consegue ser enganada para estourá-los fora de hora. Se você conseguir evitar o dano dos barris, você não terá problemas contra ele.
Antes de forçar um all-in nele, use Murchar (W) e espere ele usar Remover Escorbuto (W). Dê o all-in assim que o teu cooldown voltar.

VS

Garen

Easy

Ele é um Darius com menos dano e mais sustain. E um silence.
Este matchup se tornará uma festa do farm caso ele não pegue nenhum abate.
Lembre-se que seu Acerto Decisivo (Q) remove os efeitos de teu Murchar (W). Use o teu depois dele usar o dele.

VS

Hecarim

Medium

Não é mais o monstro que costumava ser Seu Enfurecido (Q) pode avançar os minions para a tua torre, onde você farmará com mais segurança.
A partir do nível 6, se você conseguiu sobreviver, você poderá dar uma respirada. Mas ele continuará ganhando as trocas.

VS

Illaoi

Medium

Estratégia padrão de Nasus. Jogue safe, aproveite pra stackar nos tentáculos. Illaoi tentará puxar tua alma próximo à tua torre, pra te causar dano enquanto você farma.

VS

Irelia

Easy

Ambos são campeões com early game ruim, sustain parecido e ótimo late game.
A lane começará como uma festa do farm, com agressões aparecendo do que pegar a vantagem inicial. Se estiverem empatados, você leva vantagem. Teu Murchar (W) reduz bastante o dano de seu Estilo Hiten (W). Somado ao efeito passivo do Coração Congelado, você pode destruí-la.

VS

Jarvan IV

Medium

Enfrentei poucos J4 no top, mas pelo que enfrentei e da experiência dos outros guias que li, comece com couraça e 4 pots. Seu burst (muito dano em pouco tempo) é alto, e ele ainda consegue reduzir sua armadura. Não tome muito dano por um minion. Ele prepara ganks muito bem. Principalmente a partir do nível 6. Não fique andando parado quando ele te ultar. Lute até o efeito do dele acabar.

VS

Jax

Medium

Similar à Irelia, mas mais difícil e com mais pressão de combate. Seu Contra-Ataque (E) bloqueia teu Ataque Sifão (Q). Se ele for agressivo contra você, você pode ganhar. Se você for agressivo contra ele, ele ganha.
Cuidado com seu burst (alto dano em pouco tempo) a partir do nível 6. Ele acumulará dois stacks do ultimate e pulará em você, principalmente se ele fizer Guinsoo. Use os minions a teu favor e você possivelmente ganhará a troca.
Provavelmente o jungler definirá esta matchup.

VS

Kennen

Medium

Uma matchup chata. Prepare-se para receber muito autoataque (escudo de doran pode ser uma boa ideia), e ainda assim lembre-se que muito de seu dano é mágico.
Como quase todo matchup, farme e esquive de skillshots. E não tome muito dano por um minion.

VS

Kha'Zix

Medium

Lane bully. Esteja sempre perto de seus minions para evitar o dano extra de sua passiva. Ele tem muitas chances de conseguir um abate em você. Se ele não conseguir, a lane vira a teu favor no nível 6.

VS

Lee Sin

Hard

Ele tem muitas chances de tornar tua vida um inferno. Ele tem muito dano no início do jogo, e te dará muito dano toda vez que você for farmar. Sobreviva ao early game e você fica bem. Comece com Couraça de Pano, jogue extremamente defensivo e peça ajuda ao jungler. Dificilmente vocês conseguirão um abate, mas você terá um alívio para farmar.

VS

Lissandra

Hard

Graças ao kit dela, você não vai conseguir fazer muita coisa. Prepare-se para muito poke com seu Estilhaço de Gelo (Q), e nem pense em ir atrás dela. Você sofrerá lentidão, caso chegue perto enraizamento e se isso não for o suficiente ela ainda conseguirá usar sua mobilidade para fugir de você. Caso você consiga ficar na frente, seja por erro dela, seja por ajuda de teu jungler, o jogo vira. O poke dela não será o suficiente para retirá-lo da lane. Ainda assim, não vá atrás dela.

VS

Malphite

Easy

Se ele focar seu Q, seu poke causa pouco dano e custa muita mana. Ele invariavelmente ficará sem mana e você farmará sossegado. Faça um pouco de defesa mágica e tudo ficará bem.
Se ele focar seu E, a coisa ficará um pouco mais difícil, mas não tanto. Seu poke avançará a lane e você poderá farmar em paz perto de sua torre.

VS

Maokai

Medium

De começo ele causa mais dano que você e tem um sustain superior. Jogue defensivo e no nível 6 você o alcança. Continue farmando bonitinho e o superará.

VS

Pantheon

Medium

Ele causa MUITO dano no começo do jogo. E provavelmente começará com o frasco para te dar ainda mais poke. Seja bem cauteloso, não tome seu burst (muito dano em pouco tempo) para pegar um farm. Farme embaixo da torre e deixe-o achar que o jogo está fácil. A partir do nível 6 você já se torna capaz de forçar trocas com ele, e achar que o jogo está fácil pode induzí-lo a cometer erros. Lembre-se sempre de dar um autoataque antes do Ataque Sifão (Q), ou a passiva dele bloqueará boa parte de teu dano.
Comece com couraça de pano e 4 pots, e torça pra ele ficar sem mana.

VS

Renekton

Medium

Ele é um lane bully com sustain superior ao teu. Jogue defensivamente e não sofra seu burst (muito dano em pouco tempo) para pegar um farm. Se você conseguiu farmar bem, o alcança no nível 6, e o supera numa boa jogada.
Assim como contra o Gangplank, quando for para o all-in, use Murchar(W), e veja se ele fugirá com o Fatiar e Picar (E). Se sim, espere teu cooldown voltar e vá pra cima.
Comece com Couraça de Pano e 4 pots.

VS

Rengar

Medium

Como quase toda matchup, seu dano supera o teu. E não se esqueça de seu sustain. Teu Murchar (W) reduz bastante o dano dele, e você se torna capaz de trocar com ele a partir do nível 4. Lembre-se, o dano dos minions decide as trocas. Cuidado com os pulos+burst+senhor do trovão. Se ele voltar correndo pro mato, não sofrerá muito dano dos minions e te deixará numa situação complicada.

VS

Riven

Medium

Não fique muito próximo dela. Se ela começar a pular pra te alcançar, quando mais pulos ela gastar até chegar a você, menos dano você toma. Uma boa Riven te destruirá no começo do jogo. Se você conseguir sobreviver o early game, ela deixará de ser uma lane bully, mas ainda terá muito potencial para te vencer nas trocas. Muito cuidado com seu nível 6. O dano dela aumenta muito.
Cuidado, pois muitas Rivens usam Incendiar 14.png. Couraça de pano é tua amiga.

VS

Rumble

Medium

O lado ruim é que ele vencerá todas as trocas até o mid game. O lado bom é que ele invariavelmente te deixará farmando embaixo da tua torre. Considere comprar Passos de Mercúrio como segundo item. Ou talvez até antes de fechar o Semblante Espiritual.

VS

Shen

Medium

No early game ele tem mais sustain e mais dano. Ele provavelmente jogará super agressivo, o que pode se transformar em abate, tanto teu quanto dele. Ele causa dano misto, então aconselho a começar de escudo de doran.
Embora ele seja bom em preparar ganks, seu dano não é muito alto.
Você não tem como cancelar seu ult. Avise teu time assim que ele começar. Se possível use Murchar (W) para atrapalhá-lo. Lembre-se que de nada adianta você conseguir segurar sua agressão e ele pegar dois abates na bot lane e voltar muito forte.
E lembre-se que a torre dele fica desprotegida quando ele sai, assim como o mini baron se torna opção se teu jungler estiver perto de você. Avise o time de seu ultimate e castigue a torre dele.

VS

Shyvana

Medium

Ela tem mais dano que você, mas nenhum sustain. Sempre que ela agressivar, você saberá com alguma antecedência, e poderá usar o aggro dos minions e para ganhar a troca. Lembre-se que ela causa dano misto.

VS

Singed

Medium

Farme e não vá atrás dele. Ele provavelmente te permitirá farmar. Tente segurar a onda de minions antes de chegar à tua torre caso você tenha dificuldades para farmar embaixo dela. Não há muito mais o que dizer.
Durante as teamfights, lembre que Murchar (W) nele o tornará muito mais acessível ao dano do teu time.

VS

Teemo

Hard

Sabe o capeta? Então, para o Nasus ele é pequeno, fofo e solta veneno. Um Teemo ruim é muito fácil de se vencer, faça o jogo padrão de Nasus e tudo estará bem. Um Teemo bom tornará tua vida um inferno. Vai Farmar? Toma cegueira. Vai correr atrás dele? Ele é muito rápido.
Prepare-se para receber muito autoataque, começar de escudo de doran e 1 pot é bem recomendado.
Recentemente vi jogadores de Nasus usando um estilo de jogo diferente contra ele, que consiste em maximizar primeiro o Fogo Espiritual (E), tanto para segurar a onda de minions (farmar embaixo da torre vai diminuir o dano que ele te causa mas não parar) como para causar muito dano a ele (Teemo geralmente não tem nenhum sustain, e baixíssimas defesas). Funcionou bem nas vezes que tentei. Você terá bem menos stacks que normalmente, mas terá conseguido farmar e fechar alguns itens.

VS

Trundle

Medium

Ele tem mais dano, mais sustain e, diferentemente da maioria dos outros, pode não avançar a lane enquanto te impede de farmar. Felizmente, ele não possui burst (muito dano em pouco tempo), o que te ajuda a peitá-lo para farmar. Só cuidado com seu pilar de gelo.
Fechar Coração Congelado contra ele inicialmente não é tão boa ideia, pois seu ultimate rouba as tuas defesas. Quanto mais defesa você tem, mais ele rouba. Presságio de Randuin é uma boa, a menos que a lane tenha se tornado uma festa do farm. Neste caso, redução de cooldown é o que você quer, e sabe onde achar.

VS

Tryndamere

Medium

Se ele conseguir stackar a passiva, ele ganhará todas as trocas. Comece com Couraça de Pano + 4 pots. Cuidado com seu nível 2, se ele conseguir pegar antes de você, pulará em você e te causará bastante dano, possivelmente com alguns acertos críticos.
Teu Murchar (W) reduzirá bastante o seu dano, o que somado a um aggro dos minions favorável, pode te fazer ganhar trocas improváveis.
Cuidado para não ser atraído quando ele estiver com a vida baixa. Seu ultimate pode te causar problemas.

VS

Vladimir

Hard

Reduza a dificuldade para médio se ele fizer uma build mais defensiva.
Prepare-se para muito poke e pouquíssima capacidade de retaliação. Peça ajuda ao jungler. Mesmo que você farme bem, ele continuará controlando o quando e como suas trocas ocorrerão. Faça muita resistência mágica.
Se um gank cedo te fizer matá-lo, a lane ficará bem favorável a você. Lembre-se que inicialmente o cooldown de seu poke/cura é alto.

VS

Zed

Medium

Similar ao Khazix e outros assassinos. Se ele pegar uma kill em você, aumente a dificuldade. Se chegar ao nível 6 e vocês estiverem empatados, diminua a dificuldade. Ele tem muitas chances de pegar o abate em você, mas o jogo vira totalmente ao teu favor caso ele não consiga.

Early game Back to Top

Sobre os matchups, escrevi e pontuei a dificuldade considerando jogadores de mesmo nível.

Durante o Early game, teu foco é farmar e stackar teu Ataque Sifão (Q). Jogue defensivamente até o nível 6. Evite tomar muito dano pra matar um minion. Quanto mais perto da tua torre, melhor pra você.
Assassinos e lane bullies em geral jogarão muito agressivo contra você, e você perderá toda vez que tentar enfrentá-los no jogo deles. É um jogo de paciência. Farme, evite lutas desfavoráveis e espere o nível 6. A partir daí dependendo da matchup você consegue virar o jogo.
Lembre-se que teu Ataque Sifão (Q) reseta a animação do teu autoataque, o que aumenta consideravelmente teu dano no começo do jogo. O domínio disso ajuda muito durante as trocas. O jogo aumenta (bem pouquinho) o alcance de todas as habilidades que resetam o autoataque, o que ajuda muito a dar este "ataque duplo".

Espere perder no farm em algumas matchups. É normal. Não tome muito dano para famar um minion. Não vale a pena. Teu late game compensará isso, a menos que você comece a morrer. Aí dificilmente você terá um late game para brilhar.

Lembre que tua passiva te dá roubo de vida. Ataque os minions quando isto não significar avançar a onda de minions. Uma boa hora pra isso é quando você está embaixo da torre esperando os tiros dela.

Lembre-se que você é muito bom para preparar ganks. Não só pelo teu Murchar (W), mas também pelo teu adversário tentar agressivar contra você. Atraia-o para uma armadilha. Ele provavelmente terá usado sua habilidade de mobilidade para ir até você lutar, e terá muita dificuldade para fugir quando ver que está enfrentando dois.

Mid game Back to Top

Evite andar com teu time quando estiver com o teleporte. Farme distante deles, apareça quando a teamfight for começar.
Caso esteja sem teleporte, andar sem teu time pode significar lutas 4x5, ou seja, grande desvantagem para teu time.
Aqui você já deve ter uma redução de cooldown, o que acelera os stacks do Ataque Sifão (Q). Evite usar o Fogo Espiritual (E) na onda de minions, a menos que você queira avançá-la rapidamente.
Nesta fase você já é um bom duelista, mas ainda não é capaz de segurar o aggro do time adversário por muito tempo. Seja cauteloso.
Caso tenha pegado abates e esteja com um bom farm, teus adversários começarão a temê-lo. Use isso a teu favor.
Wardar é uma função de todos. Apenas o sentinela do amuleto não é o suficente. Compre detectoras também.

Late game Back to Top

Aqui é onde o Nasus brilha. Se você conseguiu farmar bem e stackar bem, teus adversários te temerão. Você será capaz de segurar o aggro do time adversário.
Quando estiver avançado no mapa farmando, atrairá bastante atenção. Isso pode significar dois ou mais adversários indo te segurar. Teu time terá bastante abertura para conquistar objetivos.
Se você estiver fraco nesta fase, não tente atrair o aggro do time adversário, você será explodido. Ao invés disso, defenda teu ADC.

Cuidado com o super late game, quando todo mundo já está full build. Diferentemente do que se acredita, o Nasus enfraquece nesta fase. Embora você possa estar com over nine thousand stacks, os adversários já são capazes de penetrar tuas defesas, o que significa que você não é mais capaz de segurar o aggro por muito tempo (a menos que o time deles tenha só dano físico ou o dano mágico esteja irrelevante. Lembrando que receber todo o dano mágico de uima LeBlanc significa que teu ADC não precisará se preocupar em ser explodido). Se puder pegar o ADC deles, vá. Se não, defenda o teu. Nesta fase do jogo é a capacidade dele de dar dano que definirá as lutas.

Loading comments...

Comments
Top
There are no comments yet. Log in to post the first comment!

Send Feedback